E VOCÊ QUE PENSA?
HABILIDADES DE UM NEGOCIADOR
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NEGOCIADORES CONVENCIONAIS
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NEGOCIADORES não CONVENCIONAIS
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Para obter informaçoes, uso de questoes que terminam
abertamente, evitando respostas somente com “sim” ou “não”.
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Uso de equívocos: compreender mal a outra parte,
propositadamente, para forçar o outro lado a esclarecer sua posiçao e a
acrescentar informaçoes.
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Uso da paráfrase ou reformulaçao daquilo que o outro
negociador disse, como o intuito de demonstrar interesse, verificar sua
compreensao, ganhar tempo e proporcionar à outra parte oportunidade de
acrescentar algo à discussao.
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Exagero: ampliar tudo aquilo que o outro negociador diz
para questionar uma posiçao extrema, a qual se sabe que a outra parte está
pronta a tomar.
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Uso do silêncio para forçar a outra parte a
compartilhar informaçoes.
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Mudança inesperada: dizer ou fazer algo,
repentinamente, para criar um efeito de surpresa.
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Sumarizaçao para medir o progresso da negociaáo e contruir
acordos prévios.
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Sarcasmo: utilizar-se de zombarias para provocar
reaçoes emocionais.
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Confirmaçao de sentimentos e emoçoes para aliviar a
tensao e reforçar a confiança.
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Sufocamento: sufocar a outra parte com excesso de questoes
e informaçoes para tentar enfraquecê-la
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Fonte Elaborado a
partir de MARTINELLI, D. P.; ALMEIDA, A. P. de. Negociaçao: como transformar confronto em cooperaçao. Sao Paulo: ATLAS,
1997.
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